YCodify

pré-incubada

Descrição da Empresa:


Startup oferece computação em nuvem para desenvolvedores economizarem tempo e dinheiro

Uma das maiores dificuldades do mercado de software é o desenvolvimento rápido de novos sistemas. Além disso, os desenvolvedores precisam encontrar soluções para atender um público cada vez mais exigente, que busca softwares funcionais e sofisticados que atendam as demandas necessárias.

Pensando nisso, a YCodify – empresa vinculada à Inova Metrópole, incubadora do Parque Tecnológico Metrópole Digital – está desenvolvendo um serviço de computação em nuvem que visa agilizar o desenvolvimento de softwares por meio da automatização do backend, que é a ponte entre o que o usuário acessa e o que o programa precisa para funcionar.

A solução fica alocada em sistemas de nuvem, ou seja, não ocupa espaço no servidor local. Assim, desenvolvedores e programadores podem se concentrar em soluções de frontend, código que envolve a criação da interface gráfica, diminuindo os custos do projeto e o tempo de desenvolvimento.

Segundo o diretor da empresa, Júlio Costa, cada vez menos desenvolvedores de softwares se dispõem a desenvolver seus próprios backends, seja por uma questão de custos, de tempo, agilidade ou pelo desafio de precisar aprender novas habilidades para cada novo projeto. Ou seja, para esses profissionais, é mais interessante utilizar ferramentas que os auxiliem no desenvolvimento do backend do que fazerem, eles mesmos, esse trabalho integralmente.

“Backends são considerados um universo de desenvolvimento à parte, justamente pelas complexidades que lhes são inerentes e próprias. A questão é que desenvolver um backend para cada aplicação subtrai esforço e tempo que poderiam ser aplicados exclusivamente no desenvolvimento dos frontends, o que aceleraria o processo de desenvolvimento e aumentaria a qualidade das peças desenvolvidas”, explica o diretor.

Para isso, a empresa, formada em 2022, adotou como modelo de negócio o serviço de computação em nuvem como em um provedor BaaS (Backend as a Service), que oferece para os desenvolvedores de softwares soluções para funções comuns de uma infraestrutura, como configuração de servidor, autenticação de usuários, integração com banco de dados, serviços de notificações, escalabilidade, entre outros.

Diferencial

Comparada a outras soluções BaaS, a YCodify oferece soluções inovadoras para o usuário final e uma série de vantagens e diferenciais, especialmente no que diz respeito a provedores e uso eficiente de recursos de infraestrutura. Além disso, a empresa oferece uma importante oportunidade do cliente reduzir seus custos de construção, manutenção e evolução de softwares.

“A tecnologia que desenvolvemos permite que nossa infraestrutura opere em distintos provedores de computação em nuvem, não ficando dependente de apenas um. Assim, o cliente não fica à mercê de problemas como falha no provedor ou indisponibilidade de acesso ao sistema”, complementa o diretor.

Segundo Júlio Costa, a maior ambição da equipe é ter uma plataforma reconhecida nacional e internacionalmente pela capacidade de simplificar os esforços dos seus clientes, acelerando seu processo de entrega de serviços/produtos, ser um serviço confiável e simples de usar, e que promova uma comunidade de usuários engajados e criativos.

Mais informações sobre a YCodify estão disponíveis no site.


Contatos:

Sala: V402

https://ycodify.com/