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Incubadas (11)

beAnalytic

incubada

beAnalytic utiliza inteligência de negócios para oferecer lucratividade e otimização de resultados a clientes Utilizar conhecimento de mercado e tecnologia para oferecer lucratividade, otimização e melhores resultados. Essa é a principal missão da empresa beAnalytic, instituição credenciada ao Parque Tecnológico do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). Criada em 2018, a empresa é especializada em análise de dados e business intelligence para instituições de diferentes setores, como contabilidade, publicidade, advocacia, arquitetura, entre outros. Para isso, a beAnalytic faz uso de softwares próprios e terceirizados para extrair dos dados institucionais de seus clientes formas de aumentar vendas, reduzir custos, e otimizar a produção. Segundo Marconi de Medeiros, engenheiro de produção e CEO da beAnalytic, o serviço começa com a apresentação por seus clientes de problemas institucionais – como baixa produtividade e má gestão de recursos. A partir daí, com base em indicadores e análise de dados, é possível identificar causas e consequências e propor ações corretivas que revertam o quadro. “Investigamos o caso e verificamos os índices de eficiência, erros e acertos. Toda essa análise exploratória nos permite fazer um diagnóstico inteligente da instituição contratante”, conta o engenheiro. Ao trabalhar com projetos, a beAnalytic também identifica outras áreas que podem ser melhoradas, dando início, assim, a parcerias com instituições de diferentes nichos e portes. Tecnologia própria Marconi de Medeiros conta que, atualmente, a empresa está desenvolvendo tecnologias próprias, capazes de oferecer aos usuários informações específicas de gestão e produtividade. “Estamos desenvolvendo uma ferramenta que visa gerenciar a produtividade do corpo funcional do cliente. Ou seja, essa ferramenta vai acompanhar todo o trabalho de seus funcionários e apontar o que pode ser melhorado”, conta o CEO. Para isso, a beAnalytic conta com o apoio de três colaboradores, sendo dois engenheiros de produção e um bacharel em tecnologia da informação (TI). Diferencial Segundo Marconi de Medeiros, um dos principais diferenciais de sua empesa consiste nos negócios, que vão além do simples desenvolvimento tecnológico, sendo orientados, sobretudo, a resultados concretos por meio do conhecimento de mercado. “Nosso foco é gerar resultados e democratizar o acesso a serviços de inteligência. Enquanto grandes corporações fazem uso dessas ferramentas, muitos negócios de pequeno e médio porte são deixados de lado”, comenta o engenheiro. Para o futuro, a beAnalytic tem planos de desenvolver tecnologias de análise de dados voltadas a nichos, de maneira a diminuir o tempo de operacionalização de projetos e otimizar sua análise de dados. Mais informações sobre a empresa estão disponíveis em seu site oficial.

BOMÉDICO

incubada

Bomédico oferece plataforma para agilizar e facilitar marcação de exames e consultas médicas Startup da Inova Metrópole já conta com 160 clínicas ou profissionais cadastrados em seu serviço Marcar uma consulta parece tarefa simples, mas a demora e dificuldade em conseguir uma data ou médico disponível pode fazer com que o interessado adie o quanto puder essa providência. Foi pensando em superar esse e outros empecilhos, que um grupo de empreendedores desenvolveu o Bomédico, aplicativo que ajuda a agendar consultas e exames de forma rápida e prática. A aplicação disponível para os sistemas Android e iOS é o serviço oferecido pela startup, inserida no programa de incubação da Inova Metrópole, incubadora de empresas do Parque Tecnológico Metrópole Digital. Por meio da plataforma, o usuário pode encontrar o profissional de saúde mais próximo, marcar a consulta desejada 24h por dia e ainda receber notificações sobre o dia da consulta, evitando assim esquecer o compromisso. E também funciona para remarcações e cancelamentos. Ingressando no programa de incubação da Inova em janeiro de 2018, a empresa já conta com 160 clínicas e profissionais da área da saúde cadastrados em seu aplicativo, tais como médicos, odontólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, ginecologistas, entre outros. Além disso, o app também dispõem da marcação de 50 tipos de exames. O Bomédico também permite que mais de uma pessoa faça uso do mesmo aplicativo. Dessa forma, ao se cadastrar, o usuário pode registrar familiares ou amigos. Para inscrever-se no app, o interessado basta informar nome, telefone, e-mail e criar uma senha para login. Na pesquisa pela consulta, pode-se escolher a cidade, especialidade, subespecialidade e gênero. A equipe realizadora do app é composta pelo CEO da Bomédico, Rilton Campos, o seu gerente comercial, André Tinoco, Bruno Tinoco, o investidor Ângelo Antônio e o advogado André Medeiros, acompanhados de um time de quatro funcionários. “Nossa plataforma não objetiva apenas marcar consultas, mas melhorar a experiência do paciente. Nossa ideia é criar um ecossistema de saúde”, explica Rilton Campos. Saiba mais sobre o trabalho do Bomédico no site: www.bomedico.com.br.

Construtor Digital

incubada

Obrasnet: Gerenciamento de construção pensado de maneira intuitiva Apesar da construção civil ser um ramo da engenharia com investimento de longo prazo e um mercado sempre ativo, ela ainda sofre com ferramentas de gestão muito complexas e pouco práticas. Tendo esse problema em vista, a Construtor Digital está desenvolvendo o Obrasnet, uma plataforma online para gestão de obras e empresas do setor que possui uma interface intuitiva e de fácil aprendizado. A aplicação dá uma visão detalhada sobre as obras e a gestão administrativa da empresa com coleta, organização e análise de dados, além da geração de gráficos. O Obrasnet conta com ferramentas para o controle financeiro, gerenciamento de recursos, indo do cadastro de fornecedores até a realização de pedidos e comunicação direta com o cliente. O Obrasnet, já está em fase de pré-venda e pode ser adquirido através de uma assinatura. Focado na experiência do usuário, o sistema “não requer grande treinamento para que você possa fazer uma gestão detalhada da sua empresa ou da sua obra”, destaca Bruno Marinho, um dos sócios da empresa. A disponibilização antecipada também serve como auxílio ao desenvolvimento baseado no feedback dos usuários. Junto à plataforma ainda é fornecida uma apresentação inicial para conduzir o usuário nos primeiros passos, mas a intenção é que um tutorial completo fique disponível em vídeo-aulas online. A Construtor Digital é pré-incubada na Inova Metrópole, incubadora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), desde outubro de 2018, e também desenvolve softwares, aplicativos e sites sobre demanda, inclusive prestando consultoria ao Senai neste ramo. A empresa surgiu em 2017, quando cinco amigos recém-graduados em diferentes engenharias procuravam empreender. A ideia da aplicação só surgiu em 2018, quando a empresa passou a ser uma startup de produção tecnológica sob demanda, a partir de uma construtora que desejava desenvolver o seu próprio software. Com essa motivação, foi realizada uma pesquisa de mercado a nível nacional, que possibilitou a criação de um modelo que suprisse às necessidades encontradas, principalmente voltado para atender empresas de pequeno porte. Saiba mais sobre o Obrasnet no site: www.obrasnet.com.

EASYMED

incubada

EasyMed oferece plataforma que facilita a obtenção de prescrições médicas digitais Criada para facilitar a transação de prescrições médicas, a EasyMed, startup vinculada à incubadora de empresas Inova Metrópole, desenvolveu um aplicativo que permite ao paciente receber suas prescrições no próprio celular e, assim, evitar deslocamentos desnecessários, perda de documentos ou falta de legibilidade na hora de apresentar suas receitas aos farmacêuticos. A ideia de se criar a empresa surgiu de uma necessidade percebida pelo próprio fundador. “Sempre que precisava pegar algum remédio para minha esposa grávida ou para o meu avô, precisava ir à clínica para pegar a prescrição e só depois passar na farmácia e voltar para casa. Isso na minha cabeça não fazia sentido, então comecei a pensar em uma forma de fazer isso digitalmente'', explica Rodrigues. Composta pelos sócios Rodolfo Rodrigues, Daniel Gadelha e Thiago Rosado, a empresa , que possui parceria com Hospital São Lucas, busca formar mais parcerias com instituições médicas e odontológicas, a fim de realizar o cadastro de mais profissionais de saúde e otimizar o atendimento. Novas funcionalidades O próximo passo da empresa é adicionar novas funcionalidades ao aplicativo, como a integração com Market Places parceiros a fim de contemplar toda a linha processual de aquisição de medicamentos, incluindo a compra do produto pelo app e a entrega em domicílio. Além disso, a empresa prevê que o usuário possa ter mais de um cadastro no aplicativo, para o caso de dependentes, e que também seja possível fazer solicitação de exames médicos direto pela plataforma. Assim, ao realizar o cadastro no aplicativo, o usuário pode, após consultar-se presencialmente ou por teleconferência com um dos médicos cadastrados na plataforma, receber sua prescrição médica e em seguida comprar o medicamento na farmácia mais próxima. Além disso, a aplicação ainda reunirá todo o histórico de medicamentos do usuário. Mais informações estão disponíveis no site oficial da EasyMed.

HUBBI

incubada

Hubbi conecta cadeia de autopeças em Natal Com foco no setor de autopeças de reposição, a Hubbi é uma empresa natalense cujo principal objetivo é conectar consumidores e fornecedores do ramo automobilístico. Atuando como um marketplace – plataforma específica para vendas – a startup promete possibilitar, de maneira inovadora, a simplificação do processo de compra e venda de autopeças de reposição. Criada em 2019, a empresa, cadastrada no programa de pré-incubação da Inova Metrópole –incubadora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – está desenvolvendo uma plataforma online onde os usuários poderão pesquisar, por meio de filtros específicos, a oferta de diferentes produtos automobilísticos. “No sistema, o usuário consumidor irá apenas informar a placa do seu veículo e quais peças está precisando. O próprio sistema extrai as informações do veículo como modelo, versão, motorização, cor, etc e envia essa informação para que os distribuidores informem quais são os itens disponíveis, bem como seus preços e os prazos de entrega”, explica o administrador Igor Mesquita, fundador da Hubbi. “Também será possível o envio de fotos do veículo e das peças, evitando assim a compra de peças erradas, algo muito comum no setor”, completa. Dessa forma, a plataforma oferecerá resultados ranqueados para o usuário, que poderá escolher qual produto comprar como base na marca, nos preços, tempo de entrega, entre outros dados informados pelos fornecedores cadastrados. “A ideia é propiciar a automação no processo de compra e venda de autopeças, que vai facilitar e trazer mais confiabilidade na procura por itens do ramo automotivo. Essa solução vai trazer agilidade e economia às oficinas, além de criar um canal de vendas para os fornecedores”, esclarece Igor Mesquita. Banco de dados As funcionalidades da plataforma serão acessíveis por meio de uma assinatura do usuário. Uma vez “logado”, o cliente terá acesso a todas as ofertas, oriundas de um banco de dados a ser criado pela Hubbi. “O sistema funcionará como uma espécie de ‘hub’ do setor de autopeças, no qual a gente vai fazer um grande banco de dados para conectar todas as entidades que participam dessa cadeia de suprimentos”, explica o administrador. Conforme explica o idealizador da empresa, a plataforma Hubbi atualmente está em processo de desenvolvimento é terá como público-alvo inicial pessoas jurídicas. A ideia é englobar toda cadeia de produção de autopeças, desde a indústria até as seguradoras, locadoras, empresas com frotas próprias, entidades públicas com frotas de veículos, entre outros. Economia Além de facilitar o processo de pesquisa de mercado, a Hubbi também trará uma série de benefícios econômicos aos confeccionadores de autopeças. Um deles é a apresentação de relatórios business inteligence para as oficinas e os fornecedores. “Se você tem um sistema que te dá acesso a todas as informações na sua tela, e você consegue responder tudo de imediato. Existe um ganho de produtividade bem maior do que se você tivesse, por exemplo, dez vendedores atendendo ligações”, afirma Mesquita.